Coordenador : Marcia Barreto da Silva Feijó
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 388411.2206.187333.21092023
Departamento/Setor: MBO
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : ● Discentes de graduação e pós-graduação da UFF de áreas envolvidas direta ou indiretamente no ecossistema de alimentos e bebidas (Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Engenharia Química, Farmácia e Nutrição). ● Profissionais e trabalhadores do setor de alimentos e bebidas, incluindo aqueles das áreas de apoio administrativo e técnico que atuam em toda a cadeia produtiva de alimentos e bebidas.
Local de atuação: UFF Niterói
Objetivo
OBJETIVO GERAL Estabelecer a Liga Acadêmica de Alimentos e Bebidas de Ceuci da UFF. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Reunir estudantes de cursos da UFF de áreas de conhecimento que tenham relação direta ou indireta com alimentos e bebidas. 2. Promover um ambiente propício para ensino (graduação), formação profissional e produção do conhecimento (pesquisa) em temas relacionados à Engenharia de alimento e áreas correlatas, tanto para discentes quanto para a comunidade. 3. Desenvolver ações e estratégias de divulgação e interação com a comunidade interna e externa à UFF acerca de segurança alimentar, responsabilidade social e conhecimentos fundamentais sobre o setor de alimentos e bebidas.
Resumo
A Liga Acadêmica de Alimentos e Bebidas de Ceuci UFF (LAAB UFF) é um projeto extracurricular, cujo objetivo é disseminar de maneira acessível o conhecimento do setor alimentício e de bebidas, por meio de atividades e/ou projetos de cunho teórico-prático. Desse modo, a LAAB UFF é uma associação sem fins lucrativos, apresentando um fluxo de caixa destinado única e exclusivamente para viabilizar seus projetos de maneira pontual. Ademais, de acordo com sua documentação, a LAAB UFF é uma organização estudantil composta e gerida por graduandos dos cursos de Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Engenharia Química, Farmácia e/ou Nutrição, sendo orientada por um ou mais docentes e amparada em um projeto de extensão. A fim de garantir uma experiência multidisciplinar, a LAAB UFF visa a contemplar conteúdos diversos, inovadores e práticos. Sob essa perspectiva, os membros da LAAB UFF, de acordo com seu cronograma interno de atividades, buscarão desenvolver palestras, debates, treinamentos, minicursos, simpósios, visitas técnicas, visitas em instituições de ensino e/ou estabelecimentos comerciais, somando a uma divulgação em mídias digitais, encontros de caráter técnico-científico e divulgação de forma física. Assim, os membros do Comitê Executivo da LAAB UFF apresentarão um aprofundamento técnico-científico, aliado ao desenvolvimento de habilidades sociais (soft skills), além de expandir o conhecimento para a comunidade interna e externa à UFF. Logo, a LAAB UFF é uma forma de capacitar e desenvolver futuros ou presentes profissionais, de maneira consciente, ética, técnica e pessoal, agregando vivências extracurriculares e pessoais aos indivíduos.